Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Criado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2016, 13h39 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h13

TAG SITE 1

A Corregedoria é um setor dentro da UFRA com as faculdades de apurar, deliberar, corrigir e punir internamente as possíveis infrações disciplinares dos servidores ao aperfeiçoamento progressivo do serviço publico. Suas funções incluem:

1. Investigações: Conduzir investigações sobre denúncias de irregularidades, infrações administrativas, éticas ou disciplinares cometidas por servidores, docentes e técnicos-administrativos da universidade.

2. Processos Disciplinares: Coordenar e acompanhar processos administrativos disciplinares, assegurando que os procedimentos sejam conduzidos de acordo com a legislação vigente e os regulamentos internos.

3. Prevenção: Desenvolver ações de prevenção de irregularidades, promovendo a ética e a integridade entre os membros da comunidade universitária.

4. Auditoria e Controle Interno: Colaborar com auditorias e outros mecanismos de controle interno, identificando e corrigindo possíveis falhas ou vulnerabilidades nos processos administrativos.

5. Orientação e Capacitação: Oferecer orientação e capacitação para os servidores e alunos sobre normas, regulamentos e boas práticas, visando prevenir condutas inadequadas.

6. Transparência: Garantir a transparência dos processos investigativos e disciplinares, prestando contas à comunidade universitária e às autoridades competentes.

7. Parceria com Outros Órgãos: Trabalhar em conjunto com outros órgãos de controle e fiscalização, como Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público, entre outros, quando necessário.

A missão da corregedoria de uma universidade federal é assegurar a conformidade com os princípios éticos e legais, promover a integridade e a transparência nas ações e processos institucionais, e garantir que todos os membros da comunidade universitária atuem de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos.

→ RESOLUÇÃO Nº 240, DE 27 DE AGOSTO DE 2019APROVA A CRIAÇÃO DA UNIDADE ORGANIZACIONAL, BEM COMO O REGIMENTO INTERNO E NORMATIVA DE PROCEDIMENTOS DA CORREGEDORIA DA UFRA.

Para a formalização e protocolização de denúncias, utilizar o canal único Fala-Br, disponível no endereço eletrônico (clicar na figura):

image 768 171837fcfb7edac5caa507d348de2e52

Horário de atendimento - Segunda a sexta, de 9h às 17h.

Endereço

UFRA, Campus Belém. Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme | Belém - PA | CEP: 66.077-830 - Brasil
Corregedoria, Via Waldir Bouhid (antiga FUNPEA - UFRA)

Ver no mapa a localização da Corregedoria (antiga FUNPEA) :