Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Criado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2016, 13h39 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 13h14

TAG SITE 1

A Corregedoria é um setor dentro da UFRA com as faculdades de apurar, deliberar, corrigir e punir internamente as possíveis infrações disciplinares dos servidores ao aperfeiçoamento progressivo do serviço publico. Suas funções incluem:

1. Investigações: Conduzir investigações sobre denúncias de irregularidades, infrações administrativas, éticas ou disciplinares cometidas por servidores, docentes e técnicos-administrativos da universidade.

2. Processos Disciplinares: Coordenar e acompanhar processos administrativos disciplinares, assegurando que os procedimentos sejam conduzidos de acordo com a legislação vigente e os regulamentos internos.

3. Prevenção: Desenvolver ações de prevenção de irregularidades, promovendo a ética e a integridade entre os membros da comunidade universitária.

4. Auditoria e Controle Interno: Colaborar com auditorias e outros mecanismos de controle interno, identificando e corrigindo possíveis falhas ou vulnerabilidades nos processos administrativos.

5. Orientação e Capacitação: Oferecer orientação e capacitação para os servidores e alunos sobre normas, regulamentos e boas práticas, visando prevenir condutas inadequadas.

6. Transparência: Garantir a transparência dos processos investigativos e disciplinares, prestando contas à comunidade universitária e às autoridades competentes.

7. Parceria com Outros Órgãos: Trabalhar em conjunto com outros órgãos de controle e fiscalização, como Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público, entre outros, quando necessário.

A missão da corregedoria de uma universidade federal é assegurar a conformidade com os princípios éticos e legais, promover a integridade e a transparência nas ações e processos institucionais, e garantir que todos os membros da comunidade universitária atuem de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos.

Endereço

UFRA, Campus Belém. Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme | Belém - PA | CEP: 66.077-830 - Brasil
Corregedoria, Via Waldir Bouhid (antiga FUNPEA - UFRA)

Ver no mapa a localização da Corregedoria (antiga FUNPEA) :