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Criado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 18h01 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 17h07

 

Manual Assinante Externo 

 

 

Sumário 

 

Introdução

Formulário Cadastro

Login

Recuperar senha

Menssagens por email pós cadastro

Navegabilidade SIPAC como assinante externo 

Links Relacionados

 

Introdução (sumário)

 

 A função Assinantes Externos possibilita fazer um auto cadastro, passível de análise de veracidade, para obter um login à assinatura digital e acesso ao SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) da UFRA. O assinante exetrno é a pessoa que não possue vínculo com a instituição e precisa assinar documentos digitalmente.

                                                                                                                                                                      

 Para o login acesse a área pública do SIPAC da UFRA(sumário)

 

 

                                       

link assinante externo ASSINANTES EXTERNOS é uma função na área pública do SIPAC

                                 

 

  Click em Assinantes Externos     para abrir a seguinte tela de login:

  

                                                                     

login assinante externo mod
LOGIN, baixar manual da UFRN, recuperar senha e auto cadastro

              

 

1 Para autenticacao  insira nos campos  email  e senha   respectivamente o email e a senha informados no cadastro e depois click em entrar

Só poderá logar quando for feito o cadastro e tido a confirmação pelo administrador ao analisar a veracidade das informações do formulário.     

 

 

2   Click em link clicke aqui para recuperalo caso não lembre da senha. Abrirá a seguinte tela:(sumário)

 

 

 

recuperar senha
ESQUECEU A SENHA? Pode ser recuperado 

 

 

 

Informe,no campo email recupera , o email informado no momento do cadastro e click em recuperare depois abra o respectivo email e leia a menssagem com os procedimentos de recuperação.Clicando em voltar aparecerá a tela imediatamente anterior. 

 

3 Caso não seje cadastrado, click em cadastrarpara fazer o cadastro preenchendo o seguinte formulário: (sumário)

 

 

 

formulario assinante externo mod
FORMULÁRIO do auto cadastro
 

 

 

O formulário é o requisito principal para fazer uma assinatura eletrônica simples.

 

1 Em Estrangeiro marque ou se SIM ou se NÃO para responder a pergnunta.

2 Na area relacionada escolha a opção Administrativo. Nesse caso o assinante externo irá assinar apenas documentos em processos no âmbito administartivo.  

 

3 Informações pessoais contidas em qualquer formulário.

4 Em documento oficial cpf  digitalize um documento oficial com foto e CPF, por exemplo: RG, CNH, COREN, OAB etc. E click em escolher ficheiro para selecinonar o arquivo em seu computador e anexar ao formulário.

 

 O botão  remover arquivo aparecerá toda vez que for anexado um arquivo ao formulário dando a opção de removê-lo.

  

5 Anexar Termo de Ciência e Concordância relacionado aos dados informados e responsabilizações a assinatura digital.

 

           5.1Primeiro baixar  o documeno em  modelo do termo e faça a leitura.

           5.2 Se caso concorde, imprima e faça a assinatura manualmente (de acordo com o documento oficial 

                     com foto e cpf anexado em documento oficial cpf), digitalize e click em escolher ficheiro para                       selecionar o arquivo em seu computador e anexar ao formulário.

 

6 Em outros documentos a opção de anexar mais documentos que se ache nescessário para comprovar a veracidade do que foi informado.

 

7 Em documentos inseridos serão listados os documentos anexados anteriormentee suas respectivas descrições.   

 

8 Criação de senha. Crie uma senha livremente no camposenha usuario  e confirme a senha no campo confirma senha

 

Na criação de senha, varie na criação com letras minúsculas, maiúsculas, número, símbolo e caracteres; criando palavras aleatoriamente e que de para memorizar. Leia mais   

 

 

Click em botao cadastrar para enviar as informações e botao cancelar para anular tudo o que foi feito.

 

 

 Menssagens por email pós cadastro(sumário)

 

 Atravéz do email informado no formulário do auto cadastro, o usuário receberá notificações: quando for feito o auto cadastro, o parecer dado da Corregedoria relacionado a veracidade dos dados prestados e todas as vezes que o assinante externo for colocado como signatário em um documento de um processo eletrônico cadastrado na Corregedoria.   

 

        Quando for feito o auto cadastro:

 

 

email1
                                              CADASTRO COM SUCESSO... 

                                                                          

 

O Parecer dado da Corregedoria relacionado a veracidade dos dados prestados: AUTORIZADO ou NÃO AUTORIZADO. Efetivação da cadastro. 

 

 

email2
                                            NOTIFICAÇÃO PÓS ANALISE: sim ou não

                                                                     

                    

 Quando o assinante externo foi colocado como signatário em um documento de um processo cadastrado na Corregedoria:

           

email3
                                          SIGNATÁRIO sendo notificado

 

                                                                                     

Navegabilidade no SIPAC na pespectiva do assinante externo(sumário)

 

Após a efetivação do cadastro, pode-se então, logar como asssinante externo no SIPAC da UFRA. Acessando a tela de login assinante exetrno, como ensinado na  secão Login, pode-se navegar dentro do SIPAC, no Portal do Assinante Externo. De imediato aparecerá a seguinte tela: 

 

 

 

portal assinante externo
PORTAL DO ASSINANTE EXTERNO é a área destinada ao usuário sem um vínculo com a instituição

 

 

 

É bem interativo e intuitivo.

1 Combo box tem que ser configurado assim combo box assinatura para poder filtrar documentos pedentes de assinatura. Nesse existe outras ações importante para gerenciar documentos onde o logado é signatário. 

2 Aqui é a área onde será gerenciado os documentos. É parecido com a caixa de correspondência de um email.

3 Passando o mouse por cima do número do documento aparecerá informações gerais sobre esse documento: número do processo a qual está atrelado, outros assiantes do documento etc. Clincando no número pode se ler o dumento.

4 Para poder assinar os documentos pendentes de assinatura, primeiro click  no símbolo triangulo invertido  para aparecer a seguinte janela:

 

 

 

funcao icone mod
                                                 DUAS AÇÕES: ler (várias informações) e assinar 

                                              

 

 

Click para abrir o documento à leitura e ler outras informações disponíveis.

2 Click em Assinar Documento aparecerá um janela contendo o campo senha assinar documento para digitar a senha criada no auto cadastro:

 

 

 

assinar digitalmente
ASSINANDO todos os documentos selecionados

                                                                     

 

 

 

Click em Confirmar. Se for uma senha válida, aparecerá a seguinte tela:

 

 

confirmacao assinatura
                                                   DOCUMENTOS  ASSINADOS com a assinatura digital

 

 

 

 

 

LINKS RELACIONADOS(sumário)

manual UFRN (Universidade federal Rio Grande do Norte) - pdf

manual UFFS (Universidade Federal Fronteira do Sul) - página WEB

manual UFRN - vídeo youtube

 

 

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